terça-feira, 17 de maio de 2011

Básico da culinária cannábica

E aqui vai galera...

salve salve galera cannábica, aqui vai o basico que voce precisa saber antes de começar a fazer o uso da cannabias na sua cozinha, boa sorte e boa larica!!!



Preliminares

- O THC é o princípio ativo da maconha, logo é a substância mais importante a ser levada em conta na hora de se preparar os alimentos cannábicos

- Das propriedades físicas do THC, o importante a saber é:

-- Seu ponto de ebulição é de 157ºC, ou seja, em hipótese nenhuma vamos passar desta temperatura (a não ser que voce queira fumar os biscoitos)
-- Sua solubilidade em água é de 0,0028mg/ml a 20ºC, ou seja, O THC quase que não se dissolve em água, sendo preferível neste caso utilizar gorduras, óleos ou álcool para realizar sua extração (para se ter uma idéia, a solubilidade em água do sal de cozinha está na faixa de 35,9mg/ml a 25ºC) Todas as receitas aqui contidas levarão isso em conta, e esta propriedade é vital para todas as receitas cannábicas darem certo.
-- Sua biodisponibilidade por via oral está na casa dos 6-20%, ou seja, cerca de 1/5 do THC que voce ingerir irá fazer efeito de fato

Receitas Preliminares

Como já foi dito, a propriedade lipossolúvel do THC é que confere sua eficácia na maior parte da receitas. Isto se deve devido ao seu precessamento, que é realizado no fígado. Para digerir gorduras, o fígado libera a bile. A bile se trata de um líquido viscoso alcalino que ajuda a quebrar as moléculas de gordura e a emulsificá-las para melhor absorção. Como o THC está dissolvido nestas gorduras, o processo de absorção se torna muito melhor devido a ação da bile, garantindo o fluxo da mesma. Logo após este processo as gorduras emulsificadas em minúsculas porções são levemente jogadas na corrente sanguínea, aonde o THC irá fazer seu trabalho e voce irá curtir a onda.

Mas para tudo isso dar certo, é necessário então dissolver o THC em alguma espécie de alimento gorduroso para então esta mistura ser usada nas receitas de fato. E no caso, dissolvemos o THC em manteiga, transformando a maconha em cannabutter (ou adaptado do inglês, numa cannateiga). Eis o procedimento:

Cannateiga

Ingredientes:

- 500g de manteiga (preferencialmente com sal)
- Cerca de 30-60g de maconha finamente peneirada (buds apenas; galhos, folhas, raízes e sementes não são bem vindas)

Modo de preparo

- Derreta a manteiga em uma panela a fogo baixo (lembre-se, nunca passar os 150ºC)
- Mexer bem e então adicionar a maconha, misturando suavemente
- Quando a manteiga já apresentar totalmente o tom esverdeado, apague o fogo e continue mexendo
- Incline a panela levantando com a ajuda de uma colher o resto do mosto de maconha, e escorra o conteúdo em uma peneira fina para dentro de um jarro
- Esmague o mosto que restou na panela o máximo que conseguir, visando obter o máximo possível de THC dissolvido na manteiga
- Escorra o resto pela peneira e pronto, voce já tem a sua cannateiga

Obs: Técnicas avançadas incluem:
- Antes de se preparar a cannateiga, aqueça somente a manteiga na panela e deixe ferver, sempre mexendo. Quando começar a formar uma espuma branca retire-a com o auxílio de uma colher grande e descarte-a. Vai deixando ferver e continue retirando a espuma branca conforme ela vai se formando e quando não se formar mais, apague o fogo e recolha a manteiga restante. Este processo se chama desnatação, e aumenta bastante a validade da sua manteiga. Após este processo, utilize a manteiga desnatada para fazer a cannateiga.
- Para evitar disperdícios, não jogue o mosto fora pois ele ainda contém grande quantidade de cannabinóides. Um método comum é misturá-lo com leite quente ou vodka para fazer uma bebida fortificante. Adoce com mel ou açúcar a gosto.
- Para se obter uma cannateiga mais pura, convém além de fazer a peneira utilizar também tecidos tais como musselina ou várias camadas de gaze para filtrar mais partículas indesejadas. Também pode-se depois lavar estes tecidos após a filtragem com leite quente ou vodka para aproveitar as resinas, mas convém lembrar que este método de filtração diminuí consideravelmente o rendimento da cannateiga, em compensação pelo seu alto grau de pureza obtido.

8 comentários:

  1. Boa tarde, é possível usar oque sobra da cannateiga pra fumar?

    ResponderExcluir
  2. para fazer com 5g quanto de manteiga precisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 60g de manteiga, regra de 3 e proporções amiga.

      Excluir
  3. boa tarde, é possível utilizar Margarina ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tiver gordura sim.
      E cozinhe em banho maria por no mínimo 2 horas. 4 é melhor.

      Excluir
  4. Posso guardar na geladeira ou deixo do lado de fora? Qnt tempo pode ficar guardada? As propriedades não se perdem com o tempo?

    ResponderExcluir
  5. Oii, solta muito cheiro quando está cozinhando? Pra fazer um pote de 250g, qnto preciso?

    ResponderExcluir